Para que você direcione melhor seus estudos para oEnem de 2012,
alguns possíveis temas foram selecionados pelaprofessora
Cida Custódio, docursinho Objetivo
Paulista, de São Paulo, para facilitar o desenvolvimento do
seu texto na hora da prova.
É importante estar por dentro de como aproposta de redação do exameé elaborada e quais são os possíveis
desenvolvimentos que ela pode apresentar. De acordo com a professora, os temas
propostos pela banca estão relacionados com o universo jovem e, geralmente, os
estudantes se sentem mais a vontade para escrever sobre tais temas. "O Enem não espera uma abordagem
profunda. Não vale perder tempo com grandes reflexões. Analise
o tema e faça uma boa redação", aconselha.
Para garantir umaboa nota na redação do Enem, a dica é
ficar ligado nas questões de atualidades que acontecem no Brasil e no mundo.
Ter noção sobre o tema é importante para que o candidato saiba se posicionar e
ajuda na argumentação.
Outra dica éler com frequênciapara aumentar o repertório cultural e
dar mais consistência ao texto. Além disso,treinar
a escritae
levar os textos para que um profissional avalie também são essenciais. "Para fazer uma boa redaçãoo aluno deve estar atualizado e bem
informado. Antes de começar a escrever leia com muita atenção o tema proposto e
os textos que são fornecidos", alerta a professora.
Para facilitar a sua preparação
ao exame, confira a seguir os 10 temas que podem cair na prova de redação do
Enem 2012:
Tema redação Enem 2012:As Questões Ambientais Tema redação Enem 2012:Bullying Tema redação Enem 2012:Violência nas Escolas Tema redação Enem 2012:A Violência no Trânsito Tema redação Enem 2012:Participação Política Tema redação Enem 2012:Álcool X Trânsito Tema redação Enem 2012:Desarmamento Tema redação Enem 2012:Desigualdade Social Tema redação Enem 2012:Esporte como fator de inclusão social Tema redação Enem 2012:Comportamento jovem nas mídias sociais
A Universia Brasil analisou todas as provas do
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 1998 a 2011, para ajudar você a
estudar. Confira os temas mais cobrados nas questões de física. As provas do
Enem 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.
Veja quais são os 5 temas de física mais frequentes nas provas de 1998 a
2011:
O que cai no Enem: 1) Energia - Eletricidade e Mecânica
Tipos de energia,
fontes, consumo, cálculo, transformações, etc. Em nosso mapeamento, as questões
mais frequentes eram sobre esses assuntos. A professora Mônica Nunes explica
que a energia pode ser cobrada em duas áreas da física: a eletricidade e
a mecânica. "O Enem gosta de questões sobre o dia a dia e de
explorar coisas que os alunos vivenciam." Um exemplo são as perguntas que
envolvem o funcionamento de uma geladeira ou de um micro-ondas. São muito
comuns também as questões sobre potência elétrica. Para se dar bem
nesses conteúdos é preciso estudar e praticar a matéria com exercícios. "Não adianta decoreba de
fórmulas. O Enem quer que o aluno interprete e tire as informações necessárias
do enunciado", alerta a professora.
O que cai no Enem: 2) Termologia ou Calorimetria
Fique atento com as
perguntas sobre calorimetria, temperatura média, calor específico,
isolante térmico e transformações térmicas, elas são o segundo tema de física
mais recorrente nas provas do Enem. A professora Mônica explica que é
necessário entender as diferenças básicas entre temperatura e calor.
"Temperatura é a agitação das partículas e calor é a energia que está
sendo trocada entre corpos com temperaturas diferentes". Ao sair ou entrar
nos corpos, essa energia ou calor pode desencadear dois resultados diferentes;
um deles é alterar a temperatura do corpo, efeito chamado calor sensível,
ou pode mudar a forma como as partículas estão unidas, chamado calor
latente, o que muda o estado físico da matéria.
O que cai no Enem: 3) Hidrostática
A hidrostática é
responsável por estudar os fluídos em repouso. São comuns perguntas
sobre massa, densidade e empuxo. "Os alunos devem lembrar que a ideia da densidade serve
para saber como os corpos flutuam", explica Mônica. "Um corpo que tem
densidade menor que a do líquido irá flutuar e com densidade maior irá
afundar." Quando mergulhamos um corpo em um líquido, esse fluído irá
exercer uma força sobre o corpo, empurrando-o para a superfície livre do
líquido, essa força é o que chamamos deempuxo.
O que cai no Enem: 4) Ondulatória
Ondas são o
transporte de uma perturbação. Uma onda tem certo comprimento e
oscila, ou seja, sempre há um movimento sendo repetido, e esse movimento ocorre
com certa frequência. A velocidade com que isso acontece depende do
comprimento da onda e de sua frequência. "No Enem, normalmente são
cobradas questões relacionadas com ondas eletromagnéticas". A professora
dá uma dica importante, que, segundo ela, muitos alunos costumam esquecer e
acabam se confundindo: "Não se esqueçam que, no vácuo, a
velocidade de propagação é igual à velocidade da luz".
O que cai no Enem: 5) Cinemática
Questões sobre
velocidade média, linear, escalar, distância e aceleração são muito recorrentes
nas provas do Enem. Conceitos como deslocamento, referencial e trajetória, ou
seja, aquilo que envolve o movimento, devem estar claros na mente
do candidato. "A ideia do movimento é a mudança de posição. A velocidade
calcula a rapidez com que o corpo muda essas posições", explica a
professora.
Nas questões do Enem também é comum que os alunos tenham que interpretar
gráficos e analisar tabelas. Mônica acrescenta que os alunos
devem prestar muita atenção para conseguir identificar qual é o assunto cobrado
nessas perguntas. "Muitas pessoas acham que a física é uma matéria isolada
de linguagens e códigos, mas um aluno que sabe interpretar bem um texto ou
gráfico terá facilidade em física também. Interpretação cai em todo o
Enem, e isso só vem com a prática". Ler
livros, artigos, acompanhar os jornais e desenvolver o hábito da leitura é
muito importante para que você consiga fazer bem a prova. "Pode ser que o
aluno nunca tenha estudado a matéria cobrada, mas a partir da interpretação do
enunciado consiga resolver a questão", completa a Professora Mônica Nunes,
da Oficina do Estudante.
Olá colega professores, este material tem como finalidade, a discussão de temas relacionados ao Ensino de Física. Como devemos abordar determinados temas com nossos alunos? Ideias serão bem vindas.
Irei subdividir o tema em questão nos seguintes itens:
1 - Conceito de Pressão;
2- Conceito de Pressão Atmosférica;
3 - Teorema de Stevin;
4 - Teorema de Pascal;
5 - Empuxo.
1 – Pressão
Você já se
imaginou "nadar" em pé? Já que o seu peso continua o mesmo, porque
não conseguimos executar essa proeza?
Considere uma superfície de área A, sobre a qual
se aplica uma força de valor F, perpendicular à superfície e uniformemente
distribuída. A razão entre a força aplicada e a área da superfície designa-se
por pressão:
A
unidade SI (Sistema Internacional) de pressão é o Pascal:
Outras
unidades de medida de pressão são: bar, atmosfera técnica, atmosfera, torr e
psi.
Certamente a área de contato
influencia no “poder de perfuração”. Quando nos deitamos, o aumento da área de
contato com a água, minimiza a pressão sobre a mesma, aumentando assim nossas
chances de flutuação.
Mais alguns exemplos:
Acidentes de motos costumam ser graves quando o motociclista atinge alguma parte vital do seu corpo, como
cabeça ou costas num meio fio.
A pressão exercida nesses casos no
corpo da vítima é enorme, causando ferimentos gravíssimos. Pilotos de competição usam protetores de coluna e capacete de qualidade!
Uma técnica bastante comum entre
as pessoas que costumam frequentar as praias com seus carros é a redução da
calibragem dos pneus, o objetivo é aumentar a área de contato com a areia,
minimizando, portanto a pressão. Dessa forma, o pneu não atola.
2 – Pressão Atmosférica
Imagine um recipiente contendo um
gás, o movimento caótico de suas moléculas produz choques entre as mesmas e as
paredes do recipiente. Sendo assim, teremos forças sendo aplicadas.
Lembrando a equação de Clapeyron
para os Gases Ideais:
Pr. Vol = n. R.T
Sendo:
Pr – pressão exercida pelo gás,
Vol – volume do recipiente,
n – número de mols,
R – constante dos gases
perfeitos,
T – temperatura em Kelvin.
Analisando a expressão,
percebemos que um aumento de temperatura ou do número de mols, resulta em um
aumento da pressão. No primeiro caso, a variação de temperatura, faz com que a
velocidade média das moléculas que constituem o gás se torne maior, aumentando
assim a intensidade do choque e em última instância, o aumento da pressão. O
aumento no número de mols acarreta um aumento do número de choques por unidade
de área, fazendo com que a pressão aumente.
Física no dia a dia 1 - Futebol nas alturas A seleção brasileira de futebol tem
dificuldade de jogar em La Paz, na Bolívia, devido a grande altitude os jogadores
sentem dificuldade em respirar.
Qual a explicação para isso:
A grande altitude o ar está mais rarefeito,
lembre-se que os “menos densos” sobem.
O número de mols por unidade de
volume é menor, acarretando uma menor pressão atmosférica.
No Everest, ponto mais
alto do planeta, a mais de 8000 metros, a pressão é menor que 1/3 de uma
atmosfera. Nessa altitude, só com máscara de oxigênio. Os animais que vivem nas
altas montanhas têm coração e pulmão maiores que o normal dos outros bichos. A
vicunha, por exemplo, que vive nos Andes, tem 3 vezes mais glóbulos vermelhos
por milímetro cúbico de sangue que um homem do litoral.
O que aconteceria a um astronauta caso ele fosse exposto ao vácuo sem suas roupas pressurizadas? Por Craig Freudenrich, Ph.D.
O espaço
sideral é um lugar extremamente hostil. Se você fosse sair de uma espaçonave
como a Estação
Espacial Internacional ou em um mundo com pouca ou nenhuma
atmosfera, como a Lua ou Marte,
e não estivesse usando um traje espacial, algumas coisas aconteceriam:
·Você ficaria inconsciente em 15 segundos devido à
falta de oxigênio.
·Seu sangue e fluidos
corporais entrariam em "ebulição" e congelariam, pois há pouca ou
nenhuma pressão do ar.
·Seus tecidos (pele, coração e outros
órgãos internos) expandiriam devido aos fluidos em ebulição.
·Você enfrentaria alterações extremas na
temperatura:
·Você poderia ser atingido por pequenas partículas
de pó ou rocha que se movem em altas velocidades (micrometeoróides) ou detritos de satélites ou
espaçonaves em órbita.
Então, para lhe proteger desses
perigos, um traje espacial deve:
·possuir uma atmosfera pressurizada
·fornecer oxigênio
·remover o dióxido de carbono
·manter uma temperatura confortável, não importando
o trabalho árduo ou movimento para dentro e fora de áreas iluminadas pelo sol
·protegê-lo de micrometeoros
·protegê-lo da radiação até certo grau
·permitir que enxergue claramente
·permitir que você mova seu corpo facilmente dentro
do traje espacial
·permitir que você fale com outros (controladores
terrestres, outros astronautas)
·permitir que você se mova ao redor da parte externa
da espaçonave
A pressurização de um avião
consiste em tornar a pressão interna do avião aproximadamente igual a pressão
atmosférica ao nível do mar. Assim, a tripulação e os passageiros não terão
dificuldades em respirar. Como sabemos a pressão diminui com a altitude, a
pressão externa é bastante reduzida. Em caso de vazamento, ocorrerá um fluxo de
ar para fora do avião devido a diferença de pressão. A máscara de oxigênio é
liberada e o piloto deve diminuir a altitude o mais rápido possível.
3 - Uso do canudinho Ao tomar aquele suco
refrescante já se perguntou como o líquido sobe pelo canudinho? A diferença de
pressão explica tudo.
Mas qual a relação de pressão atmosférica com
tomar suco no canudinho? Se você não sugar pelo canudo o líquido continuará
dentro do copo, ou seja, a pressão dentro e fora (pressão atmosférica) é a
mesma.
O volume de líquido dentro e fora do canudo é o
mesmo.
O líquido só sobe pelo canudo se modificarmos a
pressão em seu interior, como se faz isso? É só sugar! Quando fazemos isso, a pressão fora do canudinho
continua a mesma, mas a pressão dentro do canudo diminui.
Conclusão
O líquido sobe pela diferença de pressão: a
pressão fora do canudo é maior que dentro do canudo, empurrando o líquido pra
cima.
Quando usamos uma lata de azeite fazemos dois furinhos. Explique o por
quê deste procedimento?
A medida que o azeite flui, a pressão interna de recipiente
que contem o azeite diminui, a pressão atmosférica equilibra a pressão gerada
pelo peso da coluna de azeite e o fluxo cessa. Se fizermos mais um furo, ocorreráentrada de ar no recipiente, a
pressão atmosférica passa a atuar de fora para dentro e vice-versa. Dessa
forma, devido ao peso da coluna de azeite, o fluxo é retomado.
Medida da pressão atmosférica:
Obarômetro de mercúrio, inventado por
Torricelli em 1643. Consiste de um tubo de vidro com quase 1 m de comprimento,
fechado numa extremidade e aberto noutra, e preenchido com mercúrio (Hg). A
extremidade aberta do tubo é invertida num pequeno recipiente aberto com
mercúrio. A coluna de mercúrio desce para dentro do recipiente até que a
pressão da coluna de mercúrio se iguale a pressão atmosférica. A pressão
atmosférica média no nível do mar mede 760 mm Hg. Ou seja, a pressão
atmosférica ao nível do mar é equivalente a pressão exercida por uma coluna de
mercúrio com 760 mm de altura.
Torricelli
Teorema de Stevin
"A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos."
Dessa expressão, podemos concluir que dois pontos de um mesmo fluido, estando a uma mesma profundidade, estarão submetidos a uma mesma pressão.
Algumas aplicações desse teorema são aplicadas no nosso dia a dia.
1- Superfícies Niveladas
Como todos os pontos da superfície da piscina estão submetidos a pressão atmosférica, pode se dizer que todos os pontos da mesma estão nivelados. Nota: Desprezando a Tensão Superficial.
O que fazer: Pegue a mangueira, unindo suas pontas e deixando o resto no chão.
O que fazer: Leve a mangueira a uma torneira e encha com água, até faltar 20cm para transbordar.
O que fazer: Em seguida, estique suavemente a mangueira com as pontas para cima, até não tocar mais no chão.
O que fazer: Espere que todas as bolhas de ar que estiverem dentro da mangueira saiam. Isso é muito importante, pois as bolhas atrapalham na medição. Com isso realizado, já temos pronto nosso instrumento de nível.
O que fazer: Escolha o primeiro ponto com o lápis de pedreiro (A). Ali colocamos a marca da água, riscando a parede.
O que fazer: Com cuidado, leve a outra ponta da mangueira para o lugar que deseja igualar... onde deverá ser marcado o outro ponto (B). Espere a água subir e desça na mangueira, até se estabilizar e aí, com o lápis de pedreiro, marque o ponto (B) nivelado com (A).
O que fazer: Repita o procedimento para certificar-se de que o nível esteja correto.
É comum o uso do snorkel, dispositivo usado para que o mergulhador possa nadar com o rosto dentro d`água. Talvez você já tenha se imaginado, quando criança, no fundo de uma piscina com um "canudinho" enorme levando o ar da superfície até os seus pulmões. Isso nos leva à refletir: porque não se produz um snorkel com o tubo para respiração mais comprido? Assim teríamos a capacidade de mergulhar mais alguns metros.
A diferença de pressão produzida por um ser humano é da ordem de 0,1 atm. Como a pressão atmosférica vale 1 atm ao nível do mar, nossa pressão interna poderá ser reduzida para 0,9 atm.
Agora, se mergulharmos a 1 m de profundidade, a pressão externa subirá para 1,1 atm e nossa pressão interna será de 1 atm. Dessa forma, o ar na superfície não será exposto a nenhuma variação de pressão já que a pressão interna da pessoa se igualou a pressão atmosférica na superfície d`água.
2 - Instalações Hidráulicas
Veja a instalação hidráulica dessa casa, será que precisaríamos de uma bomba para elevar a água pela tubulação do chuveiro?
A resposta é não. Como a pressão na caixa d`água é a mesma do chuveiro (pressão atmosférica), a água naturalmente tende a se nivelar.
Teorema de Pascal
Ao chegar num posto de gasolina ou numa oficina mecânica para efetuar a troca de óleo no seu carro é comum o uso dos elevadores hidráulicos, de tão rotineiro, as pessoas nem percebem a tecnologia envolvida nesse processo. Outra situação que é bem simples porém intrigante: como um simples toque no pedal de freio, produz uma força que é capaz de levar um carro rapidamente ao repouso?
Essas tecnologias foram desenvolvidas com base no teorema de Pascal que diz:
"O acréscimo de pressão
exercida num ponto em um líquido ideal em equilíbrio se transmite integralmente
a todos os pontos desse líquido e às paredes do recipiente que o contém."
Pelo teorema de Stevin
sabemos que:
Então,
considerando dois pontos,AeB:
Ao aplicarmos
uma força qualquer, as pressões no pontoAeBsofrerão um acréscimo:
Se o líquido em
questão for ideal, ele não sofrerá compressão, então a distânciah,
será a mesma após a aplicação da força.
Assim:
Os elevadores hidráulicos são constituídos basicamente por
dois cilindros, de diâmetros diferentes, interligados entre si e contendo,
dentro, um líquido aprisionado por dois êmbolos móveis.
Se aplicarmos uma força de
intensidade F1 no êmbolo de área A1, exerceremos um acréscimo de
pressão sobre o líquido dado por:
Pelo Teorema de Pascal, esse acréscimo de pressão será transmitido integralmente para todos os pontos do fluido e para as paredes do recipiente incluindo o êmbolo de A2
igualando as variações de pressão teremos:
Sendo a área 2 (S2) maior que a área 1 (S1), teremos F`maior que F.
Os sistemas hidráulicos são multiplicadores de força!!!
Ao acionar o pedal do freio, a motorista gera um acréscimo de pressão no pistão menor, esse acréscimo de pressão é transmitido ao fluido de freio até atingir o pistão maior. As sapatas são pressionadas contra o tambor fazendo a roda perder velocidade.
Homem de Ferro
Hoje, existe os exoesqueletos, dispositivos usados para ampliar as forças do ser humano, o seu uso pode ser para salvar vidas. Imagine uma pessoa presa aos escombros de um acidente de carro ou no casso de desmoronamento, rapidamente esse indivíduo poderia ser resgatado com o uso desses trajes. É mais fácil, no entanto, imaginá-los no futuro em militares, a criação de super soldados é do interesse de vários países.
O traje abaixo é feito de uma combinação
de estruturas, sensores e controles movidos a pressão hidráulica. Com ele, uma
pessoa pode realizar tarefas que exijam muita força, mas também tem controle e
delicadeza o suficiente para outras funções. Por exemplo, o exoesqueleto
permite tanto erguer 90 quilos centenas de vezes, como também possibilita que o
usuário chute uma bola de futebol ou suba escadas com facilidade.
O levantamento repetitivo de pesos,
por exemplo, pode levar a machucados – especialmente problemas ortopédicos. Se
um soldado conta com o XOS 2, além de estar mais seguro contra lesões, ele
ainda faz o trabalho de forma muito mais rápida.
Um traje de exoesqueleto pode fazer o trabalho de dois ou três soldados, o que possibilita o remanejamento de mão de obra para funções mais estratégicas, menos físicas.
Vídeo demonstrativo do exoesqueleto.
Uma empresa japonesa apresentou em um evento espetacular em Tóquio uma espécie
de roupa robótica cujo objetivo é facilitar os movimentos de idosos e de
deficientes físicos. Esse seria um sucesso total entre os pedreiros,
carregadores e pessoas que precisam utilizar força pra viver. Imagina um
pedreiro que pega balde de cimento e fica cansado, levantando uma caixa d’agua
de cimento sorrindo?
O Empuxo é a resultante das forças
que um dado fluido exerce sobre um corpo devido a diferença de pressão sobre o
mesmo.
O balão é um exemplo que o ar, por
ser um fluido produz essa força de sustentação denominada Empuxo.
Nós, seres humanos, percebemos com
maior facilidade o Empuxo quando estamos mergulhados em água, devido a grande
densidade da água, poucos centímetros abaixo da superfície, já produz uma
diferença de pressão capaz de manter uma pessoa flutuando.
Matematicamente o Empuxo é dado pela
seguinte expressão matemática:
Balonismo
No balão, uma vez que este esteja cheio, o empuxo não será alterado. Para que o balão suba, deve-se portanto reduzir o peso do mesmo. Isso é feito aquecendo o ar em seu interior.
Sendo d = m/vol, percebe-se que o ar aquecido possui menor massa por ser menos denso. Diminuindo a massa, reduz-se o peso e o balão sobe.
Submarinos
Um submarino pode
flutuar porque o Empuxo é igual, em módulo, ao peso da embarcação. Ao contrário
do navio, o submarino pode controlar a sua flutuação, podendo assim afundar e
emergir conforme necessário.
Para controlar a flutuação, o submarino possui tanques de lastro e auxiliares,
ou tanques de balanceamento, que
podem, alternadamente, serem enchidos com água ou ar. Quando o submarino está
na superfície, os tanques de lastro estão cheios de ar, dessa forma o Empuxo se
iguala ao peso do submarino. Uma vez que os tanques de lastro são preenchidos
com água, o peso total do submarino se torna maior que o empuxo e o submarino
começa a afundar. Um suprimento de ar comprimido é mantido em tanques a bordo
do submarino, para prover as condições de vida e para a utilização nos tanques
de lastro. Adicionalmente, o submarino possui um conjunto móvel de curtas
"asas" chamadas hidroplanos na
popa (parte de trás), que ajudam a controlar o ângulo de mergulho. Os
hidroplanos são posicionados de forma a permitir que a água se mova sob a popa,
fazendo-a mover-se para cima. Dessa maneira, o submarino desloca-se para baixo.
Para nivelar-se a uma certa profundidade, o submarino mantém o
equilíbrio entre água e ar nos tanques, igualando novamente o empuxo a força
peso. Quando o submarino atinge sua profundidade de navegação, os hidroplanos
são regulados de maneira que o submarino viaje num nível através da água. A
água também é forçada entre os tanques de balanceamento da proa e da popa para
manter o sub-nível. O submarino pode se mover na água usando o leme da cauda
para virar a estibordo (direita) ou a bombordo (esquerda); e os hidroplanos
para controlar o ângulo de proa à popa. Alguns submarinos são equipados com um motor de propulsão secundário retrátil,
que pode girar sobre um eixo de 360 graus.
Quando o submarino vem à superfície, o ar comprimido flui dos tanques de
ar para os tanques de lastro e a água é forçada a sair, até que sua densidade
total seja menor que a da água a sua volta (flutuação positiva). Isso faz o submarino emergir. Os hidroplanossão posicionados de forma que a água se mova sobre a popa, forçando-a
para baixo; assim o submarino é angulado para cima. Numa emergência, os tanques
de lastro podem ser enchidos rapidamente com ar de alta pressão para fazer com
que o submarino vá rapidamente para a superfície.
A estabilidade do navio depende
também do ponto de aplicação dessas forças. A força peso é aplicada no centro
de gravidade (CG), que é fixo e o empuxo é aplicado no centro de
empuxo (CE), que é variável.
O centro de gravidade do
corpo localiza-se no centro de aplicação do seu peso. Quando a distribuição de
massa de um objeto é homogênea, o seu centro de gravidade coincide com o seu
centro de massa. Se o corpo não é homogêneo ou tem forma irregular, seu centro
de gravidade não coincide com o seu centro de massa.
Já o centro de empuxo CE está
localizado no centro de gravidade do líquido deslocado pelo corpo.
A posição do centro de
gravidade CG, então não se altera em relação ao corpo. Já o centro
de empuxo do navio CE muda de acordo com a forma do volume do
líquido deslocado, já que está localizado no centro de gravidade do líquido
deslocado.
O navio é projetado para em
caso de oscilações laterais, retornar a posição inicial. Para isso seu cento de
gravidade fica abaixo do centro de empuxo. * A casa de máquinas de um navio se encontra
na parte inferior do mesmo. O torque resultante das forças empuxo e peso faz
com que o navio volte à posição inicial.
O CG no
caso de uma embarcação, não pode coincidir com o CE, pois quando o CG coincide
com o CE, o corpo imerso fica em equilíbrio indiferente, ou seja,
se qualquer perturbação fizer o corpo se mover lateralmente, ele não retorna a
posição de equilíbrio.
Veja na figura acima que o CE muda
de posição quando o barco se movimenta, o que altera a situação de equilíbrio.
Essa mudança depende da forma do casco, já que o CE está
localizado no centro de gravidade do líquido deslocado.
Para obter-se maior estabilidade possível, a
distribuição de cargas no interior do navio é feita de tal modo que o centro de
gravidade se situa o mais próximo possível do fundo do navio